CHÁ BAR DIURNO!

Você já está Noiva, os preparativos para o casamento estão à mil por hora e é nesse momento que casais se perguntam: "E agora, faço ou não faço um Chá Bar para os amigos?!" - Pois bem, aqui no Casamento Diurno nós vamos tirar todas as suas dúvidas sobre esse tema e ajudar na hora de organizar seu evento de comemoração “pré-casamento” de uma forma única e exclusiva, afinal, se você está pensando em eternizar o seu dia em um casamento diurno, por que não aproveitar também esse encontro para aquecer os motores e já ir treinando os futuros convidados do seu casamento em uma festa que aproveita o melhor do dia e rende belíssimas fotos, cheias de muito amor que literalmente, transborda!
 Foto Ref. Noiva com Classe

A primeira coisa é definir qual o tipo de evento que você vai querer organizar. Isso varia muito de casal para casal e da história de vocês dois. Se esportistas por exemplo, um bom tema certamente terá relação com atividade física. Se mais intelectuais por outro lado, livros, ou se mais despojados talvez, uma decoração mais "clean" e sem definição de estilo também serve. O importante aqui é deixar claro que não trata-se de um Chá Bar convencional pois, qualquer que seja a temática escolhida, é o horário da festa que conta! (Ah, diurno, sempre diurno é claro, os melhores e as melhores lembranças capturadas são em grande parte durante o dia, não acha?!). Outro ponto é como o próprio nome diz: "Chá Bar", então não esqueça de inserir na decoração algo que remeta a um "happy-hour" e deixe o clima e energia mais propensos para um tempo de qualidade entre os amigos do casal.

Se vale uma dica aqui é explicitar no convite o horário para início da festa e algo chamativo como: "Esse não é um Chá de Cozinha, é um Chá Bar - E Diurno ainda por cima, OK?!) pois, nesse caso, fica claro para o convidado que trata-se de um evento moderno e com muito estilo. Para as comidas, abuse de petiscos como: azeitonas, amendoim, calabresa, batata-frita, salgadinhos, salsichas outros condimentos de maneira geral.  Para bebida, por tratar-se de um Chá "Bar", impreterível que se tenha bebida alcoólica, porém, não se resuma a isso, e lembre-se também de quem não bebe, servindo sucos, refrigerantes e água (aromatizada, se possível, combina muito com dias ensolarados e ao ar livre!).


O mais legal do Chá Bar é que trata-se de um evento altamente descontraído, que reúne tanto homens como mulheres. Diferente do Chá de Cozinha, que tende a ser um evento em grande medida mais feminino, o Chá Bar é um encontro entre os amigos do casal. Como estamos falando de opções para Chá Bar diurnos, após definido o tipo de evento, o convite e a lista de convidados, agora vem a parte mais legal: o local da festa!

Aqui a brincadeira começa a ficar séria, pois algumas variáveis a gente não controla (assim como no dia do casamento: tempo e fatores meteorológicos). Nessa hora vale de tudo: praia, campo, o quintal da sua casa, área de lazer do apartamento e qualquer outra opção que tenha o céu aberto como plano de fundo.

Garantida toda infra necessária e agenda dos convidados, aproveite esse momento para as famosas brincadeiras que vão desde surpresas para os Noivos até troca de presentes que, como trata-se de um encontro com a participação de amigos do casal, pode variar desde  utensílios domésticos para a casa até bebidas e outros presentes para a nova família que está nascendo. O bacana aqui é participar e se divertir pois, como a maioria das brincadeira é pensando no casal, o mesmo deve estar disposto a participar e interagir com os convidados. A dica aqui é montar uma listinha com as brincadeiras que os Noivos se sentem à vontade em participar e usar como guia no dia da festa. A seguir nós listamos alguns exemplos de brincadeiras que podem ser feitas no seu Chá Bar Diurno:

- 100% ou 0% - Quanto você conhece do seu Amor?! Brincadeira fácil e divertida onde os amigos fazem perguntas ao casal de maneira individual, um de cada vez, e sem que o outro saiba as perguntas que estão sendo feitas. Depois, juntos novamente e durante a festa as perguntas são feitas e, quem acertar mais o que o outro respondeu vence! (... e quem perder paga um mico!).

- Quem sou eu?! - Essa é fácil, cada convidado escreve em um pedaço de papel como conheceu o Noivo ou a Noiva e à partir daí, conta um fato engraçado que viveu com a pessoa. Durante a festa, basta ler as histórias e adivinhar quem as escreveu. Errou, paga mico!

- Descobrir o dono do presente. - Nessa brincadeira os Noivos tem que descobrir qual convidado deu cada um dos presentes e, se errar, pagam mico. (os dois, no caso!).

- Conselhos de Vida. - Parecido com a brincadeira "Quem sou eu?!" detalhada acima, nessa brincadeira a idéia é escrever conselhos úteis para a vida de casados que os Noivos estão prestes a iniciar. De um lado da folha escreve-se o conselho, enquanto do outro o nome de quem sugeriu. Coloque os papeis em uma sacolinha e vá lendo um a um tentando adivinhar quem foi (qual convidado) que escreveu cada um deles em voz alta. Erro, mico no casal! :)

- A Mão que Tudo Vê. - Aqui, com a participação dos convidados, os Noivos ficam de olhos vendados um de cada vez e, em fila, cumprimentam com um aperto de mãos cada um dos convidados tentando descobrir qual é a mão do seu futuro marido/ futura esposa. Quando encontrar a correta, coloca aliança no dedo da pessoa. Se der certo, venceu, senão, mico (e ainda vai dormir no sofá, kkk!).

Como é uma festa descontraída, o mico pode ser cantar uma música cafona (de Latino a Reginaldo Rossi, vale tudo), o Noivo se vestir de mulher ou a Noiva de homem, fazer uma dança estranha ou fazer a clássica “dancinha da garrafa” e relembrar os sucessos do "É o Tchan" são boas pedidas para mico do casal nesse dia de alegria.

Por fim, não se esqueça de escolher uma Recordação do Chá Bar para entregar aos seus convidados no final da festa, algo que tenha a ver com a história dos Noivos e, aqui, basta usar sua criatividade, sem regras pois o mais importante é se divertir no seu Chá Bar Diurno, único e inesquecível!
Foto: ig @ohlindeza


Luiza Marques

Luiza Marques é fotógrafa de casamentos e famílias desde 2010. Seu trabalho é reconhecido e premiado internacionalmente, traz na bagagem casamentos na Itália e Estados Unidos. Acompanha as empresas da família de assessoria e decoração de casamentos a cerca de 20 anos e criou o site Casamento Diurno para compartilhar com suas amigas e clientes (as noivas e noivos) dicas do ramo. Conheça o trabalho da fotógrafa: www.luizamarques.com.br