CHÁ DE COZINHA SEM COZINHA! COMO?


Muito famoso no Brasil, o Chá de Cozinha é uma tradição quase que unânime entre as Noivas. Em linhas gerais, trata-se de uma reunião entre as amigas da Noiva na intenção de ajudar a montar a cozinha da casa nova! Além da presença, é claro, essencial nesse dia também é que cada convidada leve consigo um presente simples, de capital emocional agregado, que será utilizado pelos Noivos ao iniciar a nova família após o casamento vindouro.

Não existe data certa para esse tipo de evento, porém, nós do Casamento Diurno, recomendamos que você escolha algum mês de pouca chuva em sua cidade (previsão do tempo nessa hora ajuda muito!). O motivo é simples: nesse post você vai conhecer algumas dicas de como realizar seu Chá de Cozinha sem a Cozinha, em um lugar aberto, garantindo ótimas recordações e as melhores fotos desse evento tão especial que antecede os dias do seu casamento.



Casar em grande estilo começa bem antes do dia da Noiva e não exige nada além de organização e planejamento para fazer acontecer de maneira única. Em um Chá de Cozinha por exemplo, tal qual estamos tratando neste post, não é necessário alugar um salão de festas ou retirar todos os móveis da casa para receber as amigas. O chá de cozinha pode ser realizado no parque da sua cidade, em uma praça ou mesmo em algum campo mais afastado. O importante é que seja um local reservado onde a Noiva tenha plenas condições de adequar o espaço para um momento de qualidade com as pessoas especiais que escolheu dividir esse dia.



Em um Chá de Cozinha Diurno, a dica é garantir que cada convidada ajude na preparação da festa, e isso já pode vir indicado no convite. Algo como um traje específico para que todos usem, um adereço singelo a ser entregue logo na entrada como uma fita colorida por exemplo ou simplesmente solicitar para que cada pessoa traga uma plaquinha a ser instalada nas árvores do local é de super bom gosto, e deixa seu Chá de Cozinha ainda mais memorável e especial, com decoração exclusiva e inesquecível.

Foto Ref. Quirk Parties

E por falar em Natureza, o legal de fazer seu encontro durante o dia em um local aberto é a possibilidade de entrar em contato com a flora de maneira natural e gratuita. Muitas Noivas investem pesado na decoração de igrejas e espaços de casamento com floristas e decoração que remeta à flores, verde e Campo que, na oportunidade de se realizar o Chá de Cozinha em uma fazenda por exemplo, o que não vai faltar é natureza, que esbanja esplendor por todos os lados e serve de plano de fundo para momentos de qualidade, muita diversão e fotos incríveis.

                                                     Foto Ref. Elizabeth Anne Design

Para servir, faça algo simples como encomendar na sua cidade algum petisco e/ ou comidas de preparo rápido. E nessa lista se incluem salgadinhos, bolinho caipira, pão de metro, pizzas, etc. Bebida alcoólica e não alcoólica também são bem-vindas e caem super bem para o momento, descontração e alegria definem o Chá de Cozinha. Afinal de contas, com amigas por todos os lados e você, na iminência de iniciar uma nova família no casamento que se aproxima, em um local aberto e com belíssimo registro fotográfico para alegrar seu Instagram, não tem como ser ruim esse momento, certo?!

Foto Ref. Elizabeth Anne Design 

Falando em Instagram, outra dica bacana é criar o seu # do evento. Não apenas no casamento, mas também no Chá de Cozinha esta é uma maneira simples de integrar as pessoas que podem se encontrar depois nas redes sociais por meio da identificação do evento. Simples e eficaz, o Instagram é um ótimo aliado para integrar todas as convidadas, afinal em tendência natural dos fatos, todos os presentes neste dia deverão também ser convidadas para o casamento (foco na lista de convidados!).

 Nos siga no Instagram @casamentodiurno :)


O Casamento Diurno lista agora 50 dicas de presentes que podem estar na sua lista para o Chá de Cozinha. Itens que certamente não irão compor a Lista de Casamento porém que, para o evento e o casamento que tem inerente a vida a dois como nova rotina, são completamente aplicáveis.

- Copos para água: indispensável na nova casa, quanto mais melhor!
- Cabides: estes você só lembra que precisa, quando de fato precisa e não encontra. Melhor garantir!
- Concha para sorvete: sorvete... Ah o sorvete, quem não gosta de sorvete?! 
- Abridor de vinho: sem abridor, nada feito para abrir a garrafa sem se machucar.
- Cortador de pizza: aquela pizza de Sexta-feira, com vinho e o Abridor de Vinho que você colocou  na lista no item acima, nada melhor!
- Espremedor de alho: porque toda comida feita com alho fica deliciosa.
- Escorredor de macarrão: porque se a visita aparecer de surpresa e você não tiver preparado o jantar, macarrão é uma ótima pedida!
- Forminhas para gelo: em formato cilíndrico de preferência, mais elegância para seus copos de água já garantidos nos itens anteriores.
- Jarra para suco: jarra para suco e seu gelo feito na forminha para gelo! :D
- Luva térmica: não vamos começar esse casamento machucando a mão no forno, todo cuidado é pouco!
- Mantegueira: porque manteiga dura e ressecada, ninguém merece.
- Panos de prato e tapower: esses você nem precisa pedir se não quiser, vai ganhar de qualquer jeito!

Por fim, assim como o Chá Bar e o Chá de Lingerie, o importante é se divertir com as pessoas próximas à você. Se sobrar tempo e houver recursos, pense também em disponibilizar uma lembrancinha para as convidas, algo simples e que remeta ao que foi vivido no dia, como um ramo de folha seca por exemplo, enrolada em uma colher, passando a idéia de que: "Sim, eu fui em um Chá de Cozinha diurno e sim, foi ótimo passar este dia com as pessoas que lá estavam". 
Sucesso em seu Chá de Cozinha, Diurno, elegante e especial.


Luiza Marques

Luiza Marques é fotógrafa de casamentos e famílias desde 2010. Seu trabalho é reconhecido e premiado internacionalmente, traz na bagagem casamentos na Itália e Estados Unidos. Acompanha as empresas da família de assessoria e decoração de casamentos a cerca de 20 anos e criou o site Casamento Diurno para compartilhar com suas amigas e clientes (as noivas e noivos) dicas do ramo. Conheça o trabalho da fotógrafa: www.luizamarques.com.br